MOE's reunidas para analisar o grau de organização das Eleições presidenciais, legislativas e provinciais de 2024 em Moçambique

MOE's reunidas para analisar o grau de organização das Eleições presidenciais, legislativas e provinciais de 2024 em Moçambique
author CNE

08 Oct 2024

Os Chefes das Missões de  Observações do ECF-SADC, CPLP, SADC, União Africana, União Europeia, Nações Unidas, IRI e The Commonwealth, estiveram reunidos nesta terça-feira, oito de Outubro de dois mil e vinte e quatro, numa das unidades hoteleiras, para apresentarem o balanço  pre-observação das Eleições presidenciais, legislativas e províncias de Moçambique.

 

Durante o encontro promovido pela Missão de Observação da SADC, o Chefe da MOE do ECF-SADC, Manuel Pereira da Silva, afirmou que os Observadores do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC, que os Membros de Observadores da sua Missão começaram a chegar à Maputo no dia 29 de Setembro e permanecerá até ao dia 14 de Outubro.

 

Manuel Pereira da Silva, disse igualmente que a MOE do ECF-SADC, tem como Chefe adjunto o Presidente da Comissão Eleitoral Independente do Reino de Lesotho Mphasa Mokhochane e é composta por 24 delegados dos 29 inicialmente previstos, devido a ausência da República Democrática do Congo.

 

A Missão de Observação está desdobrada em seis (6) grupos que de 7 a 10 de Outubro estão a cobrir  Maputo Cidade; Maputo Província e Gaza. Nestas localidades, os delegados da MOE do ECF-SADC, mantiveram encontros com as Comissões Provinciais Eleitorais, com STAE para os fornececer o mapeamento das Mesas das Assembleias de Voto e acompanharam a distribuição do material eleitoral e do Membros das Mesas de Voto.

 

A Missão de Observação do ECF-SADC, mateve igualmente encontro com a Comissão Nacional de Eleições de Moçambique, para se inteirar do grau de preparação e organização das eleições; bem como realizou sessões de auscultação com as partes interessadas no processo eleitoral.

 

Manuel Pereira da Silva, elogiou igualmente os cidadãos eleitores, pela forma ordeira e pacífica durante a campanha e nos comícios dos partidos políticos concorrentes às Eleições legislativas, Presidenciais e provinciais marcadas para o dia nove de Outubro.