Moçambicanos estão hoje a exercer o seu direito de voto

Moçambicanos estão hoje a exercer o seu direito de voto
author CNE

09 Oct 2024

Mais de dezassete milhões de cidadãos moçambicanos maiores de dezoito anos de idade, residentes em Moçambique e no exterior do país, estão nesta quarta-feira a exercer o seu direito de voto, para eleger o Presidente da República, os duzentos e cinquenta (250) Deputados à Assembleia da República e os Governadores Provinciais.

 

Dos mais de (17.333.000) dezassete milhões, trezentos trinta e três mil, são cidadãos eleitores moçambicanos residentes em Portugal, África do Sul, Eswatini, Alemanha e Zâmbia, estão a votar para escolher o Presidente da República e os Deputados à  Assembleia Nacional.

 

Para cobrir vinte e seis mil, trezentos e vinte e oito (26.328) Assembleia de Voto, das quais (602) seissentas e duas estão instaladas no exterior do país, a Comissão Nacional de Eleições de Moçambique, formou e  credenciou cento e oitenta e quatro mil e quinhentos (184.500) Membros das Mesas das Assembleias de Voto, que estão a trabalhar nas Eleições presidenciais, legislativas e províncias, distribuidos pelos cento e cinquenta e quatro distritos.

 

Os vinte e quatro (24) delegados da Missão de Observação do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC (ECF-SADC), chefiada pelo Presidente da Comissão Nacional Eleitoral de Angola, Manuel Pereira da Silva, estão desdobrados para observar as Eleições presidenciais, legislativas, e provinciais em Maputo Cidade, Maputo Província e Gaza.

 

Em Maputo Cidade, o Chefe da Missão de Observação do ECF-SADC, Manuel Pereira da Silva, acompanhou a abertura da Assembleia número 010030, que está composta por 5 Mesas e está localizada na Escola Secundária Josina Machel no distrito de Kamufumu, local onde votou o Presidente Filipe Nyusi.

 

Manuel Pereira da Silva, obsevou também a votação nas Assembleia de Voto números 010036 instalada na Escola Secundária Polana com 6 Mesas de Voto, onde votou a Presidente da Assembleia  da República, Esperança Bias e a Assembleia número 010027, instalada na Escola Primária 03 de Fevereiro, ambas localizadas no distrito Kamufumu.

 

Em Maputo província, os Observadores do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC, estão desdobrados nos distritos de Matola e Marracuene a observar os procedimentos de abertura das Assembleias de Voto e como está a decorrer a votação naquelas localidades.


 Na província de Gaza, distrito de Xai-Xai, os Observadores do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC, acompanharam a abertura das Assembleias de Voto e estão a observar a votação naquela localidade.

 

A capital Moçambicana, despertou com chuva, mas nem por isso os eleitores se sentiram inibidos, as Assembleias de Voto abriram pontualmente as 7 horas da manhã, havia nos arredores das mesmas os Agentes da Polícia, no interior delas os Observadores Nacionais Internacionais, os Fiscais dos Partidos e a imprensa.