CNE de Angola Chefia a Missão de Observação para as Eleições Legislativas e Presidenciais de Moçambique

CNE de Angola Chefia a Missão de Observação para as Eleições Legislativas e Presidenciais de Moçambique
author CNE

02 Oct 2024

O Presidente da Comissão Nacional Eleitoral de Angola (CNE), Manuel Pereira da Silva, chefia a Missão de Observação do Fórum das Comissões Eleitorais dos países da SADC (ECF-SADC), que se encontra desde o dia um de Outubro e permanecerá até ao dia treze do mesmo mês e ano em Moçambique para as Eleições Legislativas e Presidenciais da República deste país do Índico, que estão marcadas para o dia nove de Outubro de dois mil e vinte e quatro.

 

O Fórum das Comissões Eleitorais dos países da SADC, é uma organização independente, composta por Órgãos de Gestão Eleitoral (EMB), dos Estados Membros da SADC.

 

A organização regional está em vigor desde o mês de Julho do ano de 1998 e é composta pelas Comissões Eleitorais de Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Eswatini, Lesotho, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Seychelles, Tanzânia, Zâmbia, Zanzibar e Zimbabwé.

 

A Missão de Observação do ECF-SADC para as Eleições presidenciais e legislativas de Moçambique, é composta por vinte e nove (29) membros de oito (8) das quinze Comissões Eleitorais que compõem a organização.

 

A delegação da Comissão Nacional Eleitoral de Angola, está composta pelo Presidente Manuel Pereira da Silva, pelos Comissários Nacionais Lucas Quilundo e Isaías Chitombi, pelos Directores da Administração e Gestão do Pessoal Domingos Azevedo, de Formação Educação Cívica Eleitoral Adilson Paulo, pela Chefe do Centro de Documentação e Informação, Irlanda Salongue Canhanga, a Chefe de Secção do Protocolo Filomena Costa e António Bento e Jorge Dias do Gabinete do Presidente da CNE.