Comissões Eleitorais Da SADC, Aprimoram Metodologias Para Credibilidade Dos Processos Eleitorais Da Região

Comissões Eleitorais Da SADC, Aprimoram Metodologias Para Credibilidade Dos Processos Eleitorais Da Região
author CNE

14 May 2021

Com o objectivo de “Melhorar a Integridade, Credibilidade e Confiança nos Processos Eleitorais na África Austral: Papel especial dos paridos políticos”, a Democracy Works Fundation (DWF) em parceria com o Fórum das Comissões Eleitorais da SADC (SADC ECF) e da União Africana, realizaram um ciclo de formação entre os dias 29 e 30 de Abril do ano em curso.

Esta acção formativa foi dirigida às Comissões Eleitorais e aos partidos políticos de Angola, Botswana, Lesoto, Malawi e Zâmbia, incluindo Eswatini. Devido a COVID-19, apenas os participantes da Zâmbia assistiram a formação presencialmente, sendo as demais participações acontecido de forma virtual.

Durante os dois dias os participantes abordaram: Questões de integridade, credibilidade e confiança nos processos eleitorais na África Austral; Construindo confiança e integridade no processo eleitoral por meio do monitoramento eleitoral “Papel dos partidos políticos; O que podemos fazer para reconstruir a confiança nos processos eleitorais? Compreensão das funções, mandatos e limitações dos órgãos regionais para aumentar a credibilidade das eleições; O impacto da pandemia da COVID-19 na integridade e credibilidade das eleições dentre outros.

Por Angola participaram os Comissários Nacionais Lucas Quilundo, Eduardo Magalhães, Moisés dos Santos, Domingos Francisco e Maria Rodrigues.