Mais de nove milhões de eleitores rwandeses estão habilitados a participar nas eleições presidenciais e legislativas

Mais de nove milhões de eleitores rwandeses estão habilitados a participar nas eleições presidenciais e legislativas
author CNE

15 Jul 2024

Uma missão de observação eleitoral da Comissão Nacional Eleitoral, chefiada pelo seu Presidente, Manuel Pereira da Silva, está em Kigali, no Rwanda, a observar as eleições presidenciais e legislativas daquele país africano, que estão a ser realizadas nesta segunda-feira, quinze de julho de dois mil e vinte e quatro.

 

O número de eleitores inscritos é de nove milhões, setenta e um mil e cento e cinquenta e sete (9.071.157) rwandeses residentes no país e no exterior, habilitados para votar e distribuídos em duas mil quinhentas e noventa e uma assembleias de voto, e participam nas eleições presidenciais e parlamentares.

 

Concorrem para a Presidência da República do Rwanda três candidatos, designadamente Paul Kagame, Frank Habineza e Philippe Mpayimana, e para as parlamentares, os partidos Umuryango FPR-Inkotanyi, o PL, o PSD, o DGPR-Green Party, o PDI, o PS Imberakuri e Nsengiyumva Janvier.

 

Os observadores da CNE de Angola e das outras missões de vários países africanos, da União Europeia e dos Estados Unidos constataram que as eleições presidenciais e legislativas em Kigali decorrem de forma pacífica e ordeira e que os eleitores compareceram às assembleias de voto desde a abertura às sete horas até à hora de encerramento às 15 horas.

 

A equipa de observadores da Comissão Nacional Eleitoral foi convidada a acompanhar a divulgação dos resultados provisórios das eleições de quinze de julho, que tem a sua apresentação prevista para as 20 horas locais, na sede da Comissão Nacional Eleitoral do Rwanda (NEC).

 

A equipa de observadores da CNE é chefiada pelo seu Presidente, Manuel Pereira da Silva, que está acompanhado pelo Comissário Nacional Eduardo Magalhães, pelos Diretores Adler Andreza e Domingos Azevedo, bem como pelo Técnico George Dias.