A Comissão Nacional Eleitoral do Rwanda (NEC) divulgou na noite desta segunda-feira os resultados provisórios das eleições de quinze de julho.
Os resultados preliminares apresentados indicam que já foram escrutinados mais de setenta e nove por cento (79%) dos votos a nível do país e no exterior, garantindo a vitória de Paul Kagame como Presidente do Rwanda.
Kagame detém noventa e nove vírgula quinze por cento (99,15%) dos votos escrutinados, que correspondem a sete milhões, noventa e nove mil e oitocentos e dez (7.099.810) votos, seguido de Habineza com zero vírgula cinquenta e três por cento (0,53%), correspondentes a trinta e oito mil, trezentos e um (38.301) votos. Mpayimana está em terceiro lugar com zero vírgula trinta e dois por cento (0,32%), equivalente a vinte e dois mil, setecentos e cinquenta e três (22.753) votos das eleições realizadas nesta segunda-feira, quinze de julho de dois mil e vinte e quatro.
A equipa de observadores da Comissão Nacional Eleitoral, chefiada pelo Presidente Manuel Pereira da Silva, esteve na NEC e acompanhou a divulgação provisória dos resultados eleitorais das eleições presidenciais do Rwanda.