ROJAE-CPLP analisa experiências de Observação Eleitoral realizadas em Angola Brasil e São Tomé e Príncipe

ROJAE-CPLP analisa experiências de Observação Eleitoral realizadas em Angola Brasil e São Tomé e Príncipe
author CNE

15 Feb 2023

A observação eleitoral, a nível dos Países de Língua Portuguesa está em análise, nesta quarta-feira quinze de Fevereiro do ano em curso, na sexta Assembleia Geral da (ROJAE-CPLP) que decorre em Lisboa-Portugal.

 

Neste segundo dia do evento, os Membros dos nove países que compõem a ROJAE-CPLP, analisaram de forma profunda, livre e em grupos de trabalho, as experiências vividas nos processos eleitorais realizados em Angola, São Tomé e Principe e no Brasil durante o ano transacto.

 

A Rede de Órgãos Jurisdicionais e de Admnistração Eleitoral da Comunidade dos Países de Lingua Portuguesa, participou em 2022 com observadores Eleitorais nos processos organizados por Angola, Brasil e São Tomé e Príncipe.

 

No último dia do evento, que será nesta quinta-feira, os Membros da Rede dos Órgãos Jurisdicionais e da Administração Eleitoral dos Países de Língua Portuguesa (ROJAE-CPLP), participam na sexta Assembleia Geral da ROJAE-CPLP, que será orientada pelo Presidente da organização, Manuel Pereira da Silva, que vai servir para refletirem sobre a criação de um Secretariado Permanente da ROJAE-CPLP, bem como o Pagamento das Quotas e a Apresentação dos Termos de Referência das Eleições da República da Guiné Bissau.

 

Fazem parte da Rede dos Órgãos Jurisdicionais da Administração Eleitoral dos Países de Língua Portuguesa (ROJAE-CPLP) nomeadamente, Cabo Verde, São Tomé e Principe, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor Leste, Brasil, Guiné Bissau e  Angola que detém a presidência roctativa.