Fórum das Comissões Eleitorais da SADC (EFC-SADC) realiza vigésima quarta Conferência Geral Anual

Fórum das Comissões Eleitorais da SADC (EFC-SADC) realiza vigésima quarta Conferência Geral Anual
author CNE

28 Oct 2022

O evento que decorre de vinte e quatro (24) a vinte e oito (28) do corrente mês e ano, em Swakopmund na Namíbia, juntou os seus Membros da Comissões Eleitorais dos Países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC),  para analisarem "o Envolvimento e a Responsabilidade  das Partes Interessadas, para Promover a Confiança Pública nos Processos Eleitorais da SADC2".

 

A Comissão Nacional Eleitoral de Angola, participa neste evento do com uma delegação integrada pelos Comissários Nacionais, Lucas Quilundo e Adriana Sepissó.

 

A conferência esgotou todos os temas da sua agenda de trabalhos e culminou com a renovação dos órgãos diretivos nomeadamente o Presidente e o Vice-presidente, bem como o comité executivo do biénio 2022-2024.

 

A Comissão Nacional de Angola, CNE e  Comissão Eleitoral Independente de Lesoto, países que realizaram eleições em 2022, partilharam com os representantes dos países membros da SADC, o panorama geral das eleições, realizadas nos seus respectivos países em dois mil e vinte e dois, desafios enfrentados bem como lições aprendidas.

 

No decorrer da conferência, os Membros do  EFC-SADC, participaram da 24ª Assembleia Geral Anual da AGC-EFC dos países da SADC.