Twaneses que vão trabalhar no dia 30 já votaram antecipadamente

Twaneses que vão trabalhar no dia 30 já votaram antecipadamente
author CNE

29 Oct 2024

Os mais de doze mil (12.000)  Membros das Mesas das Assembleias de Voto, os Policias e Militares twaneses, de todos os distritos do Botswana e cidadãos residentes Suiça, Suécia, Rússia, Reino Unido (Irlanda, Escócia,  Inglaterra), EUA, Zâmbia, Zimbabué, Escócia, países abrangidos para as Eleições desta quarta-feira, votaram antecipadamente no dia vinte e seis de Outubro do ano em curso.

A legislação eleitoral do Botswana, prevê que todos dos funcionários públicos que no dia da votação estarão a trabalhar, devem votar antecipadamente para que todos participem da festa da democracia naquele país.

Os twaneses vão as urnas nesta quarta feira para eleger o Presidente da República, os Deputados Assembleia Nacional e os Governadores Provinciais e Distritais.

A Comissão Eleitoral Independente do Botswana  estima que cerca de cento e cinquenta e cinco mil cidadãos maiores de dezoito, que tenham efectuado o registo eleitoral e residam no país há um ano estão habilitados a votar.

O Comissário Nacional Jorge Mussonguela e o Director do Gabinete Jurídico da Comissão Nacional Eleitoral Sebastião Timóteo, integram a equipa da Missão de Observação do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC, que se encontra no Botswana para observar as eleições presidenciais, legislativas e províncias que que serão realizadas nesta quarta-feira.

Nesta terça-feira, as equipas de Observadores do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC (ECF-SADC), deslocaram-se  às Assembleias de Voto, para acompanhar a distribuição do material eleitoral.