Os mais de doze mil (12.000) Membros das Mesas das Assembleias de Voto, os Policias e Militares twaneses, de todos os distritos do Botswana e cidadãos residentes Suiça, Suécia, Rússia, Reino Unido (Irlanda, Escócia, Inglaterra), EUA, Zâmbia, Zimbabué, Escócia, países abrangidos para as Eleições desta quarta-feira, votaram antecipadamente no dia vinte e seis de Outubro do ano em curso.
A legislação eleitoral do Botswana, prevê que todos dos funcionários públicos que no dia da votação estarão a trabalhar, devem votar antecipadamente para que todos participem da festa da democracia naquele país.
Os twaneses vão as urnas nesta quarta feira para eleger o Presidente da República, os Deputados Assembleia Nacional e os Governadores Provinciais e Distritais.
A Comissão Eleitoral Independente do Botswana estima que cerca de cento e cinquenta e cinco mil cidadãos maiores de dezoito, que tenham efectuado o registo eleitoral e residam no país há um ano estão habilitados a votar.
O Comissário Nacional Jorge Mussonguela e o Director do Gabinete Jurídico da Comissão Nacional Eleitoral Sebastião Timóteo, integram a equipa da Missão de Observação do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC, que se encontra no Botswana para observar as eleições presidenciais, legislativas e províncias que que serão realizadas nesta quarta-feira.
Nesta terça-feira, as equipas de Observadores do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC (ECF-SADC), deslocaram-se às Assembleias de Voto, para acompanhar a distribuição do material eleitoral.