O Presidente Justino Manuel da Costa, foi a enterrar na manhã desta segunda-feira, dezassete de Junho do ano em curso, no Cemitério Municipal do Catorze, em Saurimo, num ambiente de dor e luto.
Justino Manuel da Costa Africano, morreu aos setenta anos em Luanda, na passada quinta-feira, treze de Junho de dois mil e vinte e quatro, vítima de doença.
O velório que decorreu na Unidade dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros da Lunda Sul, foi presenciado por várias entidades governamentais, políticas, desportivas, culturais, académicas e da sociedade civil que descreveram o Presidente Justino Manuel da Costa Africano, como figura exemplar.
O Governador da Lunda Sul, Daniel Félix Neto, que também rendeu homenagem ao malogrado, considerou o ex-Presidente Justino Manuel da Costa Africano, como um exemplo a seguir pela nova geração do país e destacou o trabalho desenvolvido por ele a nível da província.
A Comissão Nacional Eleitoral, destaca Justino Manuel da Costa Africano, como um profissional zeloso, destacado e disciplinado.
Justino Manuel da Costa Africano, nasceu em Saurimo, aos oito de Março de 1954, foi Presidente da CPE da Lunda Sul desde o mês de Março de dois mil e doze, cargo que exerceu até a sua morte.
O malogrado, exerceu várias funções no governo da Lunda Sul, com maior destaque para: Chefe de Departamento da Área Social do Gabinete do Plano do Governo da Província, Director Provincial do Comércio, Administrador Municipal de Saurimo, Chefe de Departamento dos Correios e Telecomunicações, Secretário Geral do Governo da Província e Coordenador da Comissão Executiva.
A sua morte prematura, deixa um vazio no seio da família, na CNE e nos seus órgãos locais e na sociedade em geral.
Acompanharam até a última morada de Justino Manuel da Costa Africano, Membros da Comissão Nacional Eleitoral, os Presidentes das Comissões Provinciais Eleitorais Eleitorais do Bengo, Luanda, Malanje, Moxico e Lunda Norte, os Presidentes das Comissões Municipais Eleitorais da Lunda Sul, membros do Governo Provincial, entidades políticas, religiosa, desportivas, culturais, bem como os funcionários da CPE da Lunda Sul.