Uma de nove membros da Rede dos Órgãos Jurisdicionais de Administração Eleitoral da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (ROJAE-CPLP), encontram-se em Moçambique, para observar as Eleições presidenciais, legislativas e províncias daquele país do Índico.
A Missão de Observação da ROJAE-CPLP está a ser chefiada pelo Presidente da Comissão Nacional de Eleições de Timor Leste, Alcino Boris, que se encontra em Maputo desde o dia três de Outubro.
A Missão de Observação Eleitoral (MOE) da ROJAE-CPLP participou no encontro que a CNE de Moçambique manteve com os líderes das Missões no dia quatro de Outubro, onde foi apresentado o estado de preparação das Eleições.
Nesta segunda-feira, a Missão de Observação da ROJAE-CPLP, mateve visita à Rádio Moçambique e uma audiência com a MOE da CPLP.
Na terça-feira, dia 8 de Outubro, o Membros da Missão de Observação Eleitoral da Rede dos Órgãos Jurisdicionais de Administração Eleitorais da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, vão participar de um seminário sobre a legislação eleitoral vigente em Moçambique e farão o reconhecimento das Assembleias de Voto nas cidades de Maputo e Maputo província, onde vão realizar a observação no dia 9 de Outubro.
A Comissão Nacional Eleitoral de Angola, faz parte da Missão de Observação Eleitoral da ROJAE-CPLP e está representada pelos Comissários Nacionais João Damião, que é o Chefe Adjunto da Missão e Gilberto Neto.