O Presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Manuel Pereira da Silva, afirmou igualmente que a marca CNE não é apenas o reconhecimento do nosso compromisso com a democracia, mas também a reafirmação do papel vital que este órgão de gestão eleitoral desempenha na garantia de processos eleitorais livres, justos e transparentes.
Pela forma transparente e exemplar como a CNE de Angola tem conduzido os processos eleitorais, no dia 19 de Outubro do ano em curso, a Comissão Nacional Eleitoral irá chefiar a missão internacional de observação para as Eleições Gerais e dos órgãos de governação descentralizada da República de Moçambique.
No âmbito da Rede dos Órgãos Jurisdicionais de Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (ROJAE-CPLP), a CNE integrará as missões de observação eleitoral e desempenhará um papel crucial na partilha de boas práticas, bem como contribuirá para o fortalecimento das instituições democráticas.
Manuel Pereira da Silva proferiu estas afirmações nesta segunda-feira, 19 de Agosto do ano em curso, durante a abertura do acto de Celebração do 19º Aniversário da CNE.
O Presidente disse igualmente que o dia 19 de Agosto foi instituído como símbolo de referência e valor histórico significativo, pois foi nesta data, no ano de 2005, que tomaram posse os primeiros membros da CNE, oficializando um órgão permanente e vocacionado para conduzir os processos eleitorais de forma regular e periódica.
Durante a Celebração dos 19 Anos da Institucionalização da Comissão Nacional Eleitoral, realizou-se uma palestra sobre a Inteligência Artificial nas Eleições, tema abordado pela Secretária de Políticas Digitais da Presidência da República Federativa do Brasil, Samara Castro, e moderado pelo Jornalista e Escritor Ismael Mateus.
Nesta celebração dos 19 anos da institucionalização da CNE, o evento foi marcado também pela apresentação do Boletim Informativo da Comissão Nacional Eleitoral, bem como pela homenagem a todos os funcionários do órgão, vinculados e desvinculados, que ingressaram na instituição entre os anos 2005 e 2008 e participaram no processo de organização e preparação das eleições de 2008.
Participaram no evento os membros da ROJAE-CPLP via Zoom, membros da CNE, presidentes das Comissões Provinciais e Municipais Eleitorais, representantes dos partidos políticos com assento parlamentar, funcionários da CNE e dos seus órgãos locais.