Presidente da CNE destaca a importância de saber comunicar dentro da instituição

Presidente da CNE destaca a importância de saber comunicar dentro da instituição
author CNE

27 Mar 2023

Manuel Pereira da Silva, afirmou nesta segunda-feira, vinte e sete de Março do ano em curso, que a Comissão Nacional Eleitoral, vai continuar a apostar na formação dos funcionários em matérias ligadas à utilização de técnicas adequadas para melhor informar.

 

O Presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Manuel Pereira da Silva, fez estes pronunciamentos durante a abertura da accção fomativa, que decorre em Luanda, entre os dias vinte e sete e vinte e oito do mês e ano em curso, sob o lema: “Comunicar a Verdade, Combater a Desinformação”.

 

Esta acção formativa, em que participam os Membros da Comissão Nacional Eleitoral, os Presidentes das CPE´s e das CME´s de Luanda, os Directores Nacionais, Chefes de Departamento e de Secção da CNE e os Chefes de Departamentos de Formação e Educação Cívica e Eleitoral das dezoito Comissões Provinciais Eleitorais, bem como os funcionários do órgão central, tem como objectivo de municiar os participantes de técnicas e conhecimentos na vertente da Comunicação Social, para permitir o domínio das acções de comunicação em público, redes sociais e órgãos de imprensa e possibilitar uma comunicação eficaz para comunicar melhor.

 

A acção de formação, tem como prelectores o Comissário Nacional Eduardo de Sousa Magalhães e o Jornalista e Consultor de Comunicação, Wellington Calazans.

 

Neste primeiro dia de formação, o Membro da CNE, Eduardo Magalhães, abordou o tema “Comunicar para um é Comunicar para Todos”, onde afirmou que a comunicação é uma forma de se relacionar com o próximo, quer seja por gestos, sinais, palavras, ou qualquer outro meio que simbolize uma troca de informação, sendo a base para a vida em sociedade, responsável pelas relações humanas.

 

O Jornalista e Consultor de Comunicação Wellington Calazans, abordou o tema que tem a ver com as “Notícias Falsas e a Inteligência Artificial no Processo Eleitoral”.

 

Segundo Wellington Calazans, as Fake News, têm como objectivo distruir reputações, ampliar a rivalidade agressiva, perturbando a paz social e a descredibilização das instituições.