No quadro da preparação das eleições gerais de 2022, o Presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Manuel Pereira da Silva e os Membros do Plenário, receberam do Ministro da Administração do Território, Marcy Lopes, nesta quarta-feira quinze de Dezembro de dois mil e vinte e um, o Ficheiro Informático dos Cidadãos Maiores (FICM).
No dispositivo contém os dados do Registo Eleitoral dos cidadãos maiores, que está a ser realizado em todo o território nacional desde o mês de Setembro do ano em curso.
Segundo o Porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, a luz da Lei 21/21 de 21 de Setembro, Lei do Registo Eleitoral Oficioso, é responsabilidade da Comissão Nacional Eleitoral, supervisionar o registo eleitoral presencial, daí que trimestralmente o Ministério da Administração do Território, deve apresentar ao Plenário deste órgão, os dados das suas actividades realizadas.
Lucas Quilundo disse igualmente que, com a recepção do FICM, a CNE, fica habilitada a dar início ao processo de mapeamento das Mesas das Assembleias de Voto e a produção dos cadernos eleitorais para o pleito que se avizinha.