Missão de Observação da Sociedade Civil Conclui que as Eleições Gerais Foram Livres e Pacificas

Missão de Observação da Sociedade Civil Conclui que as Eleições Gerais Foram Livres e Pacificas
author CNE

26 Aug 2022

No Relatório de Observação Eleitoral desta organização nacional, apresentado nesta sexta-feira, ficou concluído que as quintas eleições gerais de vinte e quatro de Agosto de dois e vinte e dois, realizadas em Angola, foram livres e pacificas, conforme os pressupostos da Constituição da República do Estado Democrático e de Direito.

 

A Missão de Observação da Sociedade Civil, foi constituída por mil cento e cinquenta e dois observadores distribuídos em cento e sessenta e quatro municípios.  De acordo com a Porta-voz da  Missão de Observação, a Profetiza Suzeth João, a sua organização acompanhou com satisfação a campanha eleitoral, pelo que, garante não ter testemunhado incidentes significativos susceptíveis de comprometer o processo.

 

Importa realçar que a capacidade ordeira que os angolanos demonstraram durante a votação revela claramente exemplos de cidadania e civismo, em prol da paz e da consolidação do Estado Democrático e de Direito.

 

Deste modo, a Missão de Observadores Nacionais felicita a Comissão Nacional Eleitoral, pelo engajamento na preparação e realização das quintas Eleições Gerais de dois mil e vinte e dois, realizadas em Angola num contexto de Paz e Tranquilidade.

 

Importa realçar que a tecnologia de ponta utilizada no Centro de Escrutínio Nacional, como noutros locais habilitados para o processo de votação e informação, contribui positivamente para a organização da votação.

 

A Missão de Observação da Sociedade Civil às Eleições em Angola, realiza a sua quinta Observação Eleitoral no país, tendo também participado nas Missões de Observação nas anteriores eleições realizadas em Angola nomeadamente em 1992, 2008, 2012 e 2017.