Esta intensão foi manifestada nesta sexta-feira, vinte e dois de Abril de 2022, pelo Embaixador da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) em Angola, João Samuel Caholo, durante a audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Manuel Pereira da Silva.
De acordo com o Diplomata da (CIRGL), João Samuel Caholo, os observadores dos doze paises membros dos países que compõem aquela organização africana, pretendem acompanhar e observar as Eleições Gerais que serão realizadas em Agosto.
Entretanto, o Presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Manuel Pereira da Silva, tranquilizou o embaixador da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, afirmando que o trabalho de observação Eleitoral é um dossier que está na agenda do Plenário da CNE, fazendo parte do seu plano de tarefas, que terá o seu início quando forem convocadas as Eleições Gerais pelo Presidente da República de Angola.
Nesta audiência, o Presidente da CNE, Manuel Pereira da Silva, fez-se acompanhar dos Membros, Adriana Sepisso, Lucas Quilundo, João Damiao, Gilberto Neto e Eduardo Magalhães.