CNE participa na Missão de Observação Eleitoral do ECF-SADC no Reino de Eswatini

CNE participa na Missão de Observação Eleitoral do ECF-SADC no Reino de Eswatini
author CNE

27 Sep 2023

Nesta terça-feira, vinte e seis do mês e ano em curso, os suazis foram às urnas para participarem das Eleições Municipais e a votação antecipada para Eleições Gerais que terão lugar no dia vinte e nove de Setembro de dois mil e vinte e três. 


A Comissão Nacional de Angola, está representada na Missão de Observação do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC, pelos Comissários Nacionais Eduardo Magalhães e Rafael Aguiar, que observaram as eleições nas cidades de Mbambane capital do país, com cerca de noventa e cinco mil habitantes e de Manzini, com uma população estimada em cento e onze mil habitantes.


Os observadores do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC, realizaram também trabalho de observação nos locais de votação no Centro de Exposição e Comércio de Mavuso, único local orientado para a votação especial a civis.
Nestas Eleições que decorrem no Reino de Eswatini, os reclusos habilitados a votação, exerceram o seu direito civil nos centros correcionais, onde não foram acreditadas as missões de observação para realizarem o seu trabalho, sendo que o processo foi facilitado e administrado pelo pessoal dos serviços prisionais.


A Comissão Eleitoral do Reino de Eswatini, que organiza, coordena e realiza as eleições vai divulgar os resultados oficiais, quinze dias depois do pleito.