CNE dota de conhecimentos os jornalistas nacionais e internacionais de matérias sobre a cobertura eleitoral.

CNE dota de conhecimentos os jornalistas nacionais e internacionais de matérias sobre a cobertura eleitoral.
author CNE

04 Aug 2022

O evento orientado pelo Presidente da Comissão Nacional Eletoral, Manuel Pereira da Silva, teve como objectivo estabelecer com precisão e exactidão o espaço de intervenção dos órgãos de comunicação social no processo eleitoral; Garantir maior e melhor domínio dos conteúdos e conceitos em matéria eleitoral e Estabelecer um relacionamento de parceria com os diferentes órgãos de Comunicação social.
O Workshop sobre a Cobertura Eleitoral para as Eleições Gerais de vinte e quatro de Agosto,  teve a duração de dois dias e o seu encerramento aconteceu nesta quinta-feira, dia quatro do mês e ano em curso.


Durante o encontro os Jornalistas dos órgãos públicos e privados, nacionais e internacionais, provenientes das dezoito províncias do país, foram dotados de matérias ligadas com  a Comissão Nacional Eleitoral e os seus Órgãos Locais, a sua Estrutura;  Composição e Competências; a Relação da CNE com os Órgãos de Comunicação Social; o Código de Conduta Eleitoral; bem como os órgãos de Comunicação Social a Ética e a Deontologia Profissional.


No segundo dia, os profissionais da comunicação Social, abordaram temas relacionados com a  Campanha de Educação Cívica Eleitoral; o Papel da Comunicação Social nas diferentes fases do processo; bem como a lei de Observação Eleitoral.


No acto de abertura do Workshop, o Presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Manuel Pereira da Silva, agradeceu a presença de todos os profissionais da Comunicação Social e exortou aos participantes a sensibilizarem os eleitores a não permanecerem nas Assembleias de Voto depois da votação.


Os temas agendados para esta acção de formação, foram ministrados pelos Membros da CNE, João Damião, Rafael Aguiar e Eduardo Magalhães, bem como o Comentador Bali Chionga.