Angolanos participaram da festa da democracia de forma ordeira e com civismo

Angolanos participaram da festa da democracia de forma ordeira e com civismo
author CNE

24 Aug 2022

A Comissão Nacional Eleitoral considera que o processo de Eleição que decorreu hoje, dia vinte e quatro de Agosto de dois mil e vinte e dois, em todo o território nacional e no exterior do país, foi positivo, porque uma vez mais e de forma exemplar os eleitores angolanos deram uma prova de civismo e um espirito pacífico, disse o Porta voz da Comissão Nacional Eleitoral, Lucas Quilundo.

 

Todas as Assembleias de Voto, no País e no Exterior do País, estão encerradas e encontram-se neste  preciso momento no processo de contagem dos votos.

 

Em relação ao voto no exterior, a votação na República África do Sul, do Congo, e da Zâmbia, a CNE já começou a recepcionar o início do envio das primeiras actas que estão a ser enviada para o centro de escrutínio nacional.

 

Todavia, a medida em que as actas vão chegando ao Centro de Escrutínio Nacional, se inicia o  processamento de alguns resultados provisório das eleições gerais.

 

Quando esclarecia as questões dos jornalistas destacados para a cobertura eleitoral, o Porta voz da Comissão Nacional Eleitoral, Lucas Quilundo, reiterou que a alteração do horário de fecho das urnas decorre da alteração que houve da Lei Orgânica Sobre as Eleições Gerais, na qual o legislador fixou o horário de encerramento para às 16 horas, podendo ser prolongado até as 17horas.

 

Relativamente a divulgação dos resultados, Lucas Quilundo, informou que o processo de contagem é ininterrupto e continuo e decorre conforme as Assembleias de Voto vão submeter as Comissões Municipais Eleitorais as actas.