A escolha do Plenário da CNE, desta frase apelativa, Angolanas e Angolanos Todos ao Voto, Eleições Gerais 2027, visa combater o elevado índice de abstenção no pleito que se avizinha, visto que nas eleições de 2022, em Angola e pelo mundo foram registos números elevados abstenções dos eleitores.
A definição do lema Angolanas e Angolanos Todos ao Voto, Eleições Gerais 2027, constitui um instrumento fundamental de comunicação pública, pois que sintetiza de forma clara os valores fundamentais que orientam o processo eleitoral e ajuda a reforçar a confiança dos cidadãos nas instituições democráticas, ao mesmo tempo que funciona como mensagem pedagógica que visa estimular a participação dos eleitores e reforça a cultura democrática.
O lema Angolanas e Angolanos Todos ao Voto, Eleições Gerais 2027, lema identifica-se com as necessidades do nosso país, numa análise linguística coloca deliberadamente o feminino em primeiro lugar, não significa que exista aqui uma discriminação, mas sim valoriza a importância da mulher no processo eleitoral, visto que os dados estatísticos do último censo realizado em Angola, concluíram que as mulheres são a maioria, daí ao apelo primeiro à esta franja maioritária da sociedade e aos homens também, pois que todos nós somos convidados a exercer o nosso dever cívico o voto , e consequentemente combatermos a abstenção.
Na dimensão política cívica, o lema Angolanas e Angolanos Todos ao Voto, Eleições Gerais 2027, traduz-se em quatro vertentes nomeadamente: de universalidade, de identidade nacional, de neutralidade institucional e de legitimidade democrática.
De recordar que sobre a mesa dos Membros do Plenário da Comissão Nacional Eleitoral, reunido na sua Segunda Sessão Ordinária, foram submetidas quatro propostas: Angola Vota, Angola Decide Eleições Gerais 2027; Angola Decide, Vote Eleições Gerais 2027; Angolanas e Angolanos, Todos ao Voto, Eleições Gerais 2027 e Juntos Construímos a Democracia, Eleições Gerais 2027.