Adidos de Defesa do Corpo Diplomático Acreditados em Angola visitaram a sede da CNE

Adidos de Defesa do Corpo Diplomático Acreditados em Angola visitaram a sede da CNE
author CNE

11 Apr 2023

O Presidente em exercício da Comissão Nacional Eleitoral, Lucas Manuel Quilundo, recebeu nesta Terça-feira, onze de Abril do Ano em curso, os Adidos de Defesa do Corpo Diplomático Acreditados em Angola, nomeadamente, da Alemanha, da República Federativa do Brasil, da Federação Russa e de Portugal, para uma visita guiada às instalações do edifício Margaret Anstee, onde funciona desde o ano de dois mil e vinte e dois a sede da CNE.

 

Antes de iniciar a visita guiada às instalações da CNE, Lucas Manuel Quilundo, explicou aos Adidos de Defesa Acreditados em Angola, sobre a composição e funcionamento da Comissão Nacional Eleitoral; sendo esta “A CNE" que é o órgão constitucionalmente responsável pela organização e condução de todos os processos eleitorais da República de Angola.

 

A Comissão Nacional Eleitoral é composta por dezassete Membros, incluindo o seu Presidente, que nos termos da Lei, é um Juíz, escolhido mediante um concurso público curricular, conduzido pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial. Os demais dezasseis membros são personalidades indicadas pelos partidos políticos com assento na Assembleia Nacional e eleitos por maioria dos deputados representados que tão logo tomem posse no plenário da CNE, devem obediência à Lei, à Constituição, ao Regulamento e as normas que o Plenário da Comissão Nacional Eleitoral estabelece; afirmou o Presidente em Exercício da CNE, Lucas Manuel Quilundo.

 

No decorrer da visita, foi exibido um vídeo que espelha as fases de construção do edifício Margaret Anstee, que alberga a sede da Comissão Nacional Eleitoral. Seguidamente os Adidos de Defesa do Corpo Diplomático Acreditados em Angola, visitaram a sala do Plenário da CNE, os Gabinetes dos Comissários Nacionais, a Direcção de Formação e Educação Cívica Eleitoral, a Direcção de Administração e Gestão do Pessoal, o Centro de Escrutínio Nacional, as futuras instalações do Museu das Eleições e o Centro de Documentação e Informação.

 

Durante a Visita, o Presidente em Exercício da CNE, Lucas Quilundo, fez-se acompanhar pelos Membros do Plenário da Comissão Nacional Eleitoral, Directores Gerais, Chefes de Departamento e Chefes de Secção da CNE.