A União Europeia quer observar as eleições gerais de Agosto de 2022

A União Europeia quer observar as eleições gerais de Agosto de 2022
author CNE

19 Apr 2022

Este desejo foi manifestado nesta terça-feira, dezanove de Abril de dois mil e vinte e dois, pela embaixadora da União Europeia acreditada em Angola, Jeannette Seppen, durante a audiência que manteve com o Presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Manuel Pereira da Silva.

 

A Diplomata da União Europeia em Angola, Jeannette Seppen, disse que a organização que representa pretende credenciar um grupo de observadores eleitorais, para que os mesmos estejam habilitados para acompanharem as Eleições Gerais de Agosto de 2022.

 

O Presidente da CNE, Manuel Pereira da Silva, disse que, tão logo as Eleições em Angola sejam convocadas pelo Presidente da República, Joao Lourenço, nos termos definidos pela Lei nº11/12, Lei de Observação Eleitoral, o Plenário da Comissão Nacional Eleitoral, irá definir a lista das organizações Nacionais, Regionais e Internacionais que serão convidadas e credenciadas para observarem as Eleições Gerais.

 

Durante o encontro, o Presidente da CNE, Manuel Pereira da Silva, falou das tarefas que estão a ser desenvolvidas pela Comissão Nacional Eleitoral, que servem de baluarte para a preparação das Eleições Gerais que se avizinham no nosso país.

 

Segundo o Porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, o encontro serviu igualmente para o Presidente Manuel Pereira da Silva, esclarecer que a Comissão Nacional Eleitoral, está aberta para trabalhar com as organizações nacionais e internacionais. Lembrando que recentemente concedeu audiências às delegações do Instituto Republicano Internacional (IRI), bem como aos Diplomatas Séniores da Embaixada dos Estados Unidos em Angola.

 

No final do Encontro, o Presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Manuel Pereira da Silva, ofereceu a Embaixadora da União Europeia, Jeannette Seppen, seis exemplares do Compêndio da Legislação Eleitoral em três idiomas, nomeadamente Português, Francês e Inglês.

 

O Presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Manuel Pereira da Silva, durante a audiência esteve acompanhado pelos Comissários Nacionais, Maria Pascoal, Adriana Cepisso, João Damião, Lucas Quilundo e Gilberto Neto. Por sua vez, a Embaixadora da União Europeia acreditada em Angola, Jeannette Seppen esteve acompanhada pela , Chefe das Missão Adjunta Jona Elisabella.