ECF-SADC ausculta Membros sobre o estado de preparação dos processos eleitorais na região

03 de Junho de 2021

O Fórum das Comissões Eleitorais da SADC (ECF), em parceria com o Instittuto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral (IDEA), realizaram no dia 03 de Junho de 2020 um seminário on-line, para debater “A Integridade Eleitoral na África Austral no Contexto de Pandemia Covid19”.

O certame teve como objectivo, auscultar das Comissões Membros do (ECF-SADC), o estado de preparação das eleições previstas para este ano em alguns países que fazem parte da África Austral, que muitos deles estão a registar um aumento gradual da propagação do Corona Vírus.

Neste encontro orientado pelo Director da Internacional IDEA para África Ocidental e Ásia Adebayo Olukoshi e pela Presidente do Comité Executivo do ECF-SADC Notemba, serviu igualmente para identificar as áreas de apoio ou colaboração exigidas pelas instituições regionais internacionais nomeadamente União Africana (AU), Fórum das Comissões Eleitorais e o Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral.

Os Membros do ECF-SADC, aprenderam durante seminário lições que ajudam a fortalecer a visão entre as Comissões Eleitorais da Região da África Austral.

Para 2020 estão previstas eleições na Tanzânia, Malawi e Ilhas Seicheles, enquanto que a Namibía vai realizar eleições para o Conselho Regional e as Autoridades Locais. O Zimbabwe e  a África do Sul, adiaram as eleições e as demais actividades eleitorais para acutelar os riscos de propagação da Pandemia que está a assolar o mundo.

A visão geral do seminário será apresentada pela Secretária Executiva do ECF-SADC, Hilda Modisane e o facilitador da reunião foi do Programa do IDEA Olufunto Akinduro.