Presidente da Comissão Nacional da Namíbia Elsie Nghinkembua faz balanço positivo da sua visita a Angola

Presidente da Comissão Nacional da Namíbia Elsie Nghinkembua faz balanço positivo da sua visita a Angola
author CNE

26 Oct 2023

Elsie Nghinkembua, chegou ao nosso país no dia vinte e três de Outubro do ano em curso com objectivo de aprender com a Comissão Nacional Eleitoral de Angola, a forma como organizou, coordenou e conduziu o processo eleitoral de vinte e quatro de Agosto de dois mil e vinte dois em que participou como observadora internacional.

 

A Presidente da Comissão Nacional Eleitoral da Namíbia Elsie Nghinkembua, trabalhou com a delegação que a acompanha nesta quinta-feira vinte e seis de Outubro na província do Cuanza Sul, onde constatou in-louco como é que a CNE organiza o processo eleitoral a nível dos seus órgãos locais.

 

Ao fazer o balanço da sua visita de trabalho ao nosso país, a Presidente Elsie Nghonkembua, disse que valeu a pena ter estado aqui, pois que receberam da CNE toda a informação que precisavam para puderem melhorar o processo eleitoral que a Namíbia vai realizar em dois mil e vinte e quatro.

 

A Presidente da Comissão Nacional Eleitoral da Namíbia, disse igualmente que aprendeu durante os dias em que esteve no nosso país que, os sucessos dos processos eleitorais estão na planificações e organização atempada, começando pelos órgãos locais nomeadamente nos municípios primeiramente, seguidamente na província e finalmente ao nível central.

 

Elsie Nghinkembua, disse também que uma outra lição que leva da Comissão Nacional Eleitoral de Angola, tem a ver com a eficácia e eficiência das tecnologias utilizadas nas Assembleias de Voto no dia das eleições, pois que a mesma ajudou na organização da votação, no envio das informações para a província e para o Centro de Escrutínio Nacional. 

 

Os processos eleitorais na Namíbia são feitos de formas manual, Elsie Nghinkembua, disse que depois do que presenciou no nosso país, aprendeu que com auxílio das tecnologias o seu órgão pode melhorar a forma de organizar e realizar os processos eleitorais. 

 

Ao finalizar o seu balanço, Elsie Nghinkembua que o outro objectivo desta visita que realizou no nosso país, tem a ver com o estreitamento das relações e a solidificação da democracia dos dois países e prometeu introduzir mudanças na forma de organizar e realizar os processos eleitorais depois de tudo o que aprenderam em Angola. 

A sua chegada a província do Cuanza Sul, Elsie Nghinkembua, foi recebida em audiência pela vice- governadora para esfera política social e económica, Emília Tchinawale Camunhoto. Trabalhou na Comissão Provincial Eleitoral, onde constatou e recebeu explicações da Presidente Cristina Dembi como é que são organizados os processos eleitorais, viu como é que são organizadas a mesas das Assembleias de Voto, visitou a escola 324 onde funcionou uma Assembleia de Voto e finalmente foi ver a escola de artes e oficios do Cuacra - Antigo Centro de Formação dos Namibianos.

 

Durante a sua estadia no Cuanza Sul, a presidente da Comissão Nacional Eleitoral da Namíbia Elsie Nghinkembua, foi acompanhada pelo Coordenador das actividades da sua visita ao nosso país, Comissário Nacional Manuel Camati, pelos Membros da CNE Lucas Quilundo e Lucinda da Costa, pelos Comissários Nacionais da Namíbia que compõem a sua delegação, pelos Directores Nacionais de Organização, Logística Eleitoral Alfredo Paim e de Formação e Educação Cívica Eleitoral Miguel Ganga, das Tecnologias de Informação José Luís Carneiro, pela Chefe do Centro de Documentação e Informação Irlanda Salongue Canhanga, pelos Directores Nacionais da Comissão Nacional da Namíbia e funcionários da CNE de Angola.