Deputados do Reino Unido satisfeitos com a organização e a forma como a CNE tem conduzido os processos eleitorais

Deputados do Reino Unido satisfeitos com a organização e a forma como a CNE tem conduzido os processos eleitorais
author CNE

23 Oct 2023

O Presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Manuel Pereira da Silva, recebeu nesta segunda-feira, vinte e três de Outubro de 2023, na sede da CNE, uma delegação do Parlamento do Reino Unido, constituída pelos deputados, Tim Loughton, do Partido Conservador e Lord Rennard, Membro do parlamento Britânico.

 

Manuel Pereira da Silva, desejou boas-vindas à delegação do Reino Unido e afirmou que a Comissão Nacional Eleitoral, está disponível para receber as instituições e entidades nacionais e internacionais que queiram conhecer melhor toda a estrutura da CNE e dos seus órgãos locais, bem como a sua forma de realizar e organizar as Eleições Gerais em Angola.

 

O Presidente da CNE, recordou aos deputados britânicos que a Comissão Nacional Eleitoral é um órgão da administração independente, que goza de autonomia financeira. É constituída por dezassete Comissários, designados pela Assembleia Nacional, representada nas dezoito províncias e nos cento e vinte quatro municípios com a mesma composição de Membros, totalizando o número de três mil cento e onze dirigentes.

 

De acordo com o Presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Manuel Pereira da Silva, no edifício modelo da CNE, estão instalados todos os serviços de apoio, nomeadamente a área administrativa e o Centro Nacional de Escrutínio.

 

Os Deputados Britânicos, percorreram demoradamente as novas instalações do edifício da Comissão Nacional Eleitoral, Margaret Anstee, gostaram do que viram nas mais variadas áreas de trabalho, reconhecendo que a CNE de Angola, está muito bem organizada e preparada, para atender as exigências na realização e organização dos processos eleitorais.

 

Para San Salomam, Vice Embaixador da embaixada Britânica acreditado em Angola, esta foi uma visita muito interessante para os Membros do Parlamento Britânico, pois, foi possível ter contacto directo com toda estrutura e organização da Comissão Nacional Eleitoral de Angola.

 

Lord Rennard, deputado do parlamento Britânico, agradeceu o Presidente da CNE, Manuel Pereira da Silva, pela forma que foram recebidos e pelo facto de as instalações da Comissão Nacional Eleitoral ter homenageado a cidadã Britânica Margareth Anstee, que deu o seu contributo na consolidação do processo de paz e da democracia em Angola. O parlamentar, afirmou igualmente que depois te toda a explicação que recebeu e o que viu durante a visita, não tem dúvidas que as eleições gerais de vinte e quatro de Agosto de dois mil e vinte dois, foram justas, livres e transparentes.

 

O Deputado Tim Loughton, Partido Conservador no parlamento Britânico, ficou impressionado com o investimento feito na construção da sede da Comissão Nacional Eleitoral e deixou um apelo aos partidos políticos concorrentes às eleições, que respeitem os resultados saídos das urnas e que façam tudo para que a informação da vontade do povo chegue a tempo útil ao eleitorado, pois que ajuda a trabalhar para cimentar a Democracia em Angola.

 

Os Deputados britânicos que visitaram a sede da Comissão Nacional Eleitoral, então em Angola para participar na 147ª Assembleia Geral da União Interparlamentar, que decorre em Luanda de vinte e três a vinte e sete do corrente mês e ano.