PRESIDENTE DA CNE FAZ BALANÇO POSITIVO DO PRIMEIRO ENCONTRO NACIONAL

14 de Setembro de 2021

Com o objectivo de Auscultar as principais preocupações dos órgãos locais da CNE, transmitir orientações contidas no Plano de

Actividades do ano em curso aprovado pelo Plenário, bem como preparar as tarefas a serem realizadas para as eleições Gerais de dois mil e vinte e dois, a Comissão Nacional Eleitoral, realizou entre os dias dezoito e dezanove de Agosto de dois mil e vinte um, o Primeiro Encontro Nacional com os Presidentes das Comissões Provinciais Eleitorais.

O certame que foi orientado pelo Presidente Manuel Pereira da Silva, decorreu em Luanda, na Escola Nacional de Administração de Políticas Públicas-ENAPP, visou igualmente habilitar os órgãos locais da Comissão Nacional Eleitoral, a  estarem em prontidão para a concretização das suas competências e cumprimento das orientações do Plenário, para os desafios que se avizinham.

Ao proceder a abertura do primeiro Encontro Nacional com os Presidentes das CPE´s, Manuel Pereira da Silva, pediu  aos  presentes, maior  reflexão sobre  as  bases que  indicam o caminho para a realização das eleições Gerais de 2022 e a capacidade de resolverem os problemas, os procedimentos  das fases do processo eleitoral, respeitando sempre a Lei e as decisões do Plenário da Comissão Nacional Eleitoral.

Ao proceder o encerramento, o Presidente da CNE, Manuel Pereira da Silva, afirmou que o evento permitiu auscultar as principais preocupações dos órgãos locais da Comissão Nacional Eleitoral e serviu para os Presidentes das CPE´s, receberem do órgão central as respectivas orientações para melhorarem o desempenho das suas funções sempre ao abrigo da Lei e da Constituição da República de Angola.

Manuel Pereira da Silva, lembrou também aos participantes a respeitarem os princípios reitores da instituição que são: a Isenção, Imparcialidade, Independência  e a Transparência, para que todos os funcionários da CNE e dos seus órgãos locais prestem um serviço útil e digno à nação e ao povo angolano.

A margem do  Primeiro  Encontro  Nacional, foram empossados  três  Presidentes  das  Comissões  Provinciais Eleitorais de Cabinda, Joao Cardoso Mandafama, do Cuanza Sul, Maria Cristina Nacassange Ndembi e  de Luanda, Afonso Felix Guerra Ngongo.

Participaram no Primeiro Encontro Nacional, Membros da CNE, Presidentes das  CPE´s, Directores Nacionais Chefes de Departamentos e Técnicos da Comissão Nacional Eleitoral.