Namibianos vão as urnas para eleger o sétimo Presidente da República e Assembleia Nacional.

Namibianos vão as urnas para eleger o sétimo Presidente da República e Assembleia Nacional.
author CNE

27 Nov 2024

Cerca de um milhão, quatrocentos e sessenta e sete mil, seiscentos e quatro (1.467.604) cidadãos namibianos, vão participar nas sétimas eleições gerais, que terão lugar nesta quarta-feira, vinte e sete de Novembro.

 

A Comissária Nacional Eleitoral Lucinda da Costa e Técnico da CNE Jorge Dias, integram a equipa de Observadores do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC (ECF-SADC), que se encontra na Namíbia desde o dia dezanove do mês e ano em curso, para observar as eleições daquele país.

 

Nestas eleições gerais, estão abrangidos os cidadãos namibianos maiores de dezoito anos de idade, residentes no país e em Angola nas províncias do Cuando Cubango e Cunene, bem como na Argélia.

 

Os observadores do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC, que a CNE de Angola faz parte, durante a sua estadia na Namíbia, mantiveram encontros com a Comissão Nacional Eleitoral, que dirigida pela Presidente Elsie Tuleingepo Nghinkembua, que os informou que estão criadas as condições humanas, logísticas e materiais para a realização das Eleições presidenciais e legislativas, nesta quarta-feira.

 

A Missão de Observação do ECF-SADC, entre os dias vinte e vinte e cinco do mês em curso, manteve encontros com as partes que intervêm no processo eleitoral, nomeadamente: os partidos políticos concorrentes, a Sociedade Civil, Académicos e os Media, bem como acompanharam os comícios dos partidos políticos concorrentes.

 

Para as sétimas eleições presidenciais e legislativas da Namíbia, participam quinze (15) partidos políticos e foram criadas quatro mil, seiscentas e setenta e cinco Assembleias de Voto a nível nacional e trinta e cinco (35) na Missões diplomáticas.

 

Nesta terça-feira, vinte e seis de Novembro do ano em curso, os Observadores do ECF-SADC, para as Eleições Legislativas e Presidenciais da Namíbia, que está a ser chefiada pela Presidente da CNE do Zimbabwe Priscila Makanyana Chigunva, que estão distribuídos em várias províncias, trabalharam na identificação das Assembleias de Voto e acompanharam o processo de distribuição da logística eleitoral nas Assembleias.