A Comissária Nacional Maria Augusta Rodrigues, chefia uma delegação da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), que integra a Missão de Observação Eleitoral (MOE), do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC (ECF-SADC), que se encontra nas Ilhas Maurícias para observar as Eleições Gerais daquele país.
Nesta sexta-feira, oito de Novembro do ano em curso, a Missão de Observação do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC, manteve um encontro com o Presidente da Comissão Nacional Eleitoral da Ilhas Maurícias, Abdool Rahman, para se inteirar sobre o grau de preparação das Eleições gerais.
Abdool Rahman, assegurou aos Observadores do ECF-SADC, que as condições humanas, logísticas e materiais para a realização das Eleições gerais das Ilhas Maurícias estão todas preparadas.
O Presidente da Comissão Nacional Eleitoral, garantiu para Missão de Observação do ECF-SADC, que as sete (7) horas do dia dez (10), as Assembleias de Voto estarão abertas para acolherem os eleitores que exercer o seu direito civico.
O Chefe da Missão de Observacao Eleitoral do ECF-SADC, Bispo SiphoTembe, Vice Presidente da Comissão Eleitoral e de Fronteiras (EBC) do Reino de ESwatini, afirmou que espera que o processo de votação corra de forma ordeira, cívica e transparente, para que reforce a democracia daquele país.
Ainda nesta sexta-feira, a Missão de Observação do Fórum das Comissões Eleitorais, promoveu um encontro com os intervenientes Eleitorais, representados pela sociedade civil, organizações juvenis, imprensa e da organização da transparência das Ilhas Maurícias.
A Missão de Observação do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC (ECF-SADC), é composta por vinte e quatro (24) Membros das Comissões Eleitorais de Angola, África do Sul, Botswana, Namíbia, Reino de Eswatini, Reino do Lesotho, Malawi, Zimbabwe e República Democrática do Congo.
Integram a Delegação da CNE de Angola a Comissária Nacional Eleitoral Maria Augusta Rodrigues, a Assistente do Presidente Graciete Mayer Lourenço e Técnica da CNE Paula da Silva Piedade