Comissões Eleitorais da SADC, aprimoram metodologias para credibilidade dos processos eleitorais da região

14 de Maio de 2021

Com o objectivo de “Melhorar a Integridade, Credibilidade e Confiança nos Processos Eleitorais na África Austral: Papel especial dos paridos políticos”, a Democracy Works Fundation (DWF) em parceria com o Fórum das Comissões Eleitorais da SADC (SADC ECF) e da União Africana, realizaram um ciclo de formação entre os dias 29 e 30 de Abril do ano em curso.

Esta acção formativa foi dirigida às Comissões Eleitorais e aos partidos políticos de Angola, Botswana, Lesoto, Malawi e Zâmbia, incluindo Eswatini. Devido a COVID-19, apenas os participantes da Zâmbia assistiram a formação presencialmente, sendo as demais participações acontecido de forma virtual.

Durante os dois dias os participantes abordaram: Questões de integridade, credibilidade e confiança nos processos eleitorais na África Austral; Construindo confiança e integridade no processo eleitoral por meio do monitoramento eleitoral “Papel dos partidos políticos; O que podemos fazer para reconstruir a confiança nos processos eleitorais? Compreensão das funções, mandatos e limitações dos órgãos regionais para aumentar a credibilidade das eleições; O impacto da pandemia da COVID-19 na integridade e credibilidade das eleições dentre outros.

Por Angola participaram os Comissários Nacionais Lucas Quilundo, Eduardo Magalhães, Moisés dos Santos, Domingos Francisco e Maria Rodrigues.