MANUEL PEREIRA DA SILVA E TETÉ ANTÓNIO DEFINEM ESTRATÉGIA SOBRE O REGISTO ELEITORAL DE ANGOLANOS RESIDENTES NO EXTERIOR DO PAÍS.

23 de Setembro de 2021

O Presidente da Comissão Nacional Eleitoral e da Rede dos Órgãos Juridicionais da Administração Eleitoral da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (ROJAE-CPLP), DR. Manuel Pereira da Silva, foi recebido em audiência nesta segunda feira vinte e três de Agosto do ano em curso, pelo Ministro da Relações Exteriores Teté António.

O encontro que decorreu nas instalações do MIREX, serviu para que o Presidente Manuel Pareira da Silva, apresentar a proposta de inserção da ROJAE nos órgãos executivos da CPLP; o reconhecimento na mesma no nosso território, bem como a interacção sobre os pontências eleitores angolanos residentes no exterior no país.

Na ocasião o Ministro das Relacções, Teté António, informou ao Presidente da CNE e da ROJAE-CPLP, Manuel Pereira da Silva, que o MIREX, controla 329.575 cidadãos nacionais potênciais eleitores a residirem fora de Angola e ao abrigo da Lei, os funcionários das Missões Diplomáticas serão formados para realizar o Registo Eleitoral no estrangeiro.

O Presidente da CNE, Manuel Pereira da Silva, vai dirigir durante os dois anos a Rede dos Órgãos Juridicionais da Administração Eleitoral da Comunidade de Países de Línguas Portuguesa (ROJAE-CPLP), em subistituição da Presidente da Comissão Nacional de Eleições de Cabo Verde, Maria do Rosário Gonçalves, que sessou o seu mandato durante a segunda Assembleia Geral da ROJAE-CPLP, que decorreu na cidade de Praia entre os dias 08 e 09 de Julho do ano em curso.

Durante a audiência o Presidente da Comissão Nacional Eleitoral Manuel Pereira da Silva, fez-se acompanhar pelos Comissários Nacionais Lucas Quilundo, Manuel Camati, Eduardo Magalhães e pelos Directores Adler Andreza e Alfredo Dias Paim.