Logotipo
   
          home contactos
links
apresentação mandato composição presidente estrutura regulamento directivas
procurar
 

CNE entrega aos Partidos e Coligação de Partidos dispositivo com informações dos locais de votação

08/08/2017

No âmbito do diálogo permanente que a Comissão Nacional Eleitoral traçou para este processo, o Presidente André da Silva Neto, manteve um encontro com os Mandatários dos Partidos e Coligação de Partidos Políticos concorrentes a estas Eleições Gerais, com o objectivo de fazer a entrega de um dispositivo informático onde constam os nomes dos eleitores e a localização das suas Mesas e Assembleias de Voto bem como para conversarem sobre aspectos ligados com a Campanha Eleitoral.

Apesar de a entrega deste dispositivo com informações dos locais de votação dos eleitores não estar plasmado na Lei, a Comissão Nacional Eleitoral, deliberou que é necessário os Partidos e Coligação de Partidos Políticos concorrentes terem em sua posse estas informações pois ajudarão na divulgação dos Cadernos Eleitorais e fazem parte da lisura e transparecia que a CNE, pretende que este processo tenha.

No encontro o Presidente Silva Neto falou também sobre a Campanha Eleitoral. A CNE, considera que está a decorrer num ambiente saudável, embora tenha conhecimento de relatos muitos isolados de intolerância politica. Por este motivo a Comissão Nacional Eleitoral, apela aos concorrentes, a pedirem aos seus militantes que assumam uma atitude cívica, ordeira de tolerância politica e de respeito pela diferença para que se consiga ter desta Campanha Eleitoral, um resultado salutar em nome da democracia.

Sobre a Mesa o Presidente da CNE, colocou também o apelo aos Partidos e Coligação de Partidos Políticos concorrentes, a mobilizarem os seus militantes a levantarem os seus cartões de eleitores que ainda se encontram em posse do Ministério da Administração do Território, porque sem eles não poderão exercer o seu direito de voto.

Fernando Caquarta a representar o partido MPLA diz esperar que com as informações que a CNE colocou a disposição dos Partidos e Coligação de Partidos Políticos Concorrentes, possam orientar os seus eleitores a localizem as suas Assembleias de Voto com maior facilidade.

José Pedro Katchiungo da UNITA elogiou a acção da CNE, em entregar as informações da localização dos nomes dos eleitores e das Mesas das Assembleias de Voto onde vão exercer o seu direito, mas disse que o seu Partido está preocupado com o facto de ainda existirem alguns casos de intolerância política entre a UNITA e o MPLA.

A APN, através de Adilson António Francisco, fez também elogios a atitude da Comissão Nacional Eleitoral porque com este dispositivo permite deixar os concorrentes a par deste processo.

O Mandatário da FNLA, Gabriel Simão Gaspar, espera que não hajam nomes de cidadãos deslocados das suas Assembleias de Voto próximo das suas áreas de residência para que todos os eleitores possam ir votar no dia 23 de Agosto.

Cesinanda Xavier da CASA-CE, diz que a sua Coligação está preocupada com elevado número de cartões eleitorais que ainda não foram reclamados ao MAT, porque muitos deles ainda são da fase em que os cidadãos efectuaram o registo eleitoral pela primeira vez.

O PRS está preocupado com a distribuição das Mesas e Assembleias de Voto espera que as suas dúvidas sejam ultrapassadas com a recepção do dispositivo entregue pela CNE, referiu Manuel Muxito.

A Porta-voz da CNE, relembrou que o credenciamento dos Delegados de lista deve ser feito dentro dos prazos, por isso espera que haja maior interacção entre os operadores de IPAD´s dos Partidos Políticos com as CME´s para que o processo seja mais célere e que não haja Delegados de Lista por credenciar a nível nacional.

Júlia Ferreira, apelou aos Mandatários que façam chegar aos Partidos e Coligação de Partidos Políticos a necessidade de designarem os Mandatários Provinciais para que estes possam acompanhar as operações de apuramento que vão decorrer nos Centros de Escrutínios Provinciais.

Finalmente a Comissão Nacional Eleitoral, apelou aos Partidos Políticos a incitarem contactos com as organizações que convidaram para observarem as eleições, porque a CNE está receosa que possam depois existir dificuldade para fazer-se o credenciamento destes observadores que até ao momento não responderam aos convites.

 

 
 
06/09/2017 - Novas reclamações dos partidos concorrentes, reprovadas pela CNE

07/09/2017 - CNE divulga resultados finais das eleições gerais de 23 de Agosto

04/08/2017 - Presidente da CNE repudia declarações de partidos e considera haver ma fé

04/09/2017 - Novas reclamações apresentadas a CNE consideradas improcedentes

29/08/2017 - Plenário reúne para analisar reclamações da UNITA e CASA-CE mas declara-as improcedentes

31/08/2017 - Cuanza Sul apresenta resultados final das Eleições Gerais

31/08/2017 - Província do Zaire votou sem incidentes relevantes

23/08/2017 - CNE delibera sobre os delegados de lista suplentes e sua presença nas mesas

21/08/2017 - Presidente Silva Neto considerou campanha eleitoral pacífica

21/08/2017 - Missão de observação da CPLP recebida por Silva Neto

última
Última Presidente da CNE repudia declarações de partidos e considera haver ma fé  
Edifício da CPE da Cabinda inaugurado pelo presidente da CNE
 
Os MAV na Lunda-Norte preparados para o acto de votação
 
 
actualidade
Última Novas reclamações dos partidos concorrentes, reprovadas pela CNE  
Novas reclamações apresentadas a CNE consideradas improcedentes
Cuanza Sul apresenta resultados final das Eleições Gerais
 

agenda

visitas

actividades

 
aestórias

Estórias

CNE - Comissão Nacional Eleitoral - Todos os Direitos Reservados - Design: CNE ©2007