Logotipo
   
          home contactos
links
apresentação mandato composição presidente estrutura regulamento directivas
procurar
 

Sociedade Civil responde o apelo da CNE em participar na mobilização dos eleitores

22/06/2017

A Comissão Nacional Eleitoral, manifestou a sua intenção de reforçar a pareceria com as Organizações da Sociedade Civil na implementação do seu vasto programa de educação cívica eleitoral.

O desejo foi manifestado, pelo Presidente da CNE, André da Silva Neto, durante o encontro que manteve com estes indispensáveis agentes eleitorais. O mesmo teve como objectivo, aprimorar os actuais canais de diálogo; aprofundar as parcerias existentes; explorar novas formas de intercâmbio de ideias e solicitar o reforço do engajamento das Organizações Não Governamentais, na campanha de educação cívica eleitoral.

As Organizações da Sociedade Civil, jogam um papel muito importante e congregador de aspirações e vontades em prol não só das eleições mas também de outras acções incluindo o fortalecimento da paz, a consolidação da democracia, e do estado de direito, o desenvolvimento económico e social, a igualdade no género dentre outros.

Por isso Silva Referiu que o órgão que dirige, está disposto a ouvir, a aprender e a incorporar permanentemente as boas práticas, quer locais ou internacionais, para que as Eleições Gerais de 23 de Agosto, sejam um elemento fundamental da cultura da paz.

A CNE está preparada a todos os níveis para enfrentar os desafios vindouros, “Temos consciência de que não é uma tarefa fácil, dadas as múltiplas expectativas e interesses que geralmente giram em torno das eleições”, mas todavia, estamos abertos para informar, dialogar e a estreitar os laços comunicacionais com todos os actores eleitorais, (partidos políticos, candidatos, sociedade civil, meios de comunicação social, especialistas nacionais e internacionais) e todos aqueles, que no espírito da Constituição e da Lei, respeitem as dinâmicas, regras e os procedimentos pré-estabelecidos.

O Presidente de Direcção da Associação dos Motoqueiros Transportadores de Angola (AMOTRANG), Bento Rafael, garantiu que a Organização que dirige, vai auxiliar a CNE de forma gratuita na transportação de materiais e dos agentes que vão mobilizar os eleitores nas comunidades onde não podem chegar outros meios rolantes.

O Vice-presidente do Conselho Nacional da Juventude, Massangano Domingos, disse que, o CNJ, definiu como palavras de ordem das suas tarefas cívicas e eleitorais, a cidadania e o patriotismo, para mobilizar o cidadão eleitor a ir às urnas, mas apelam a CNE para que os ajude no fornecimento de material de apoio técnico (cartilhas, manuais e legislação) para que possam passar a mensagem das Eleições as zonas mais recônditas do país.

Regozijado pelo encontro realizado pela CNE, o Presidente da Associação dos Estudantes das Universidades Privadas de Angola, Jofre dos Santos, afirmou que a sua organização já tem realizado actividades de mobilização dos jovens para que de forma activa participem da festa das eleições, votando “Pela Paz e Pela Democracia”, para manutenção da reconciliação nacional.

 

 
 
21/08/2017 - Missão de observação da CPLP recebida por Silva Neto

21/08/2017 - Silva Neto Recebeu Joaquim Chissano um dos observadores internacionais

21/08/2017 - Chefe da missão de observação da União Africana recebido pelo presidente Silva Neto

20/08/2017 - Mandatário da lista do partido UNITA faz cancelar encontro com CNE

20/08/2017 - Plenário aprova directiva sobre procedimentos de apuramento provincial

18/08/2017 - Desvio de material sensível para as eleições no Bié não vai afectar votação dos eleitores

14/08/2017 - Edifício da CPE da Cabinda inaugurado pelo presidente da CNE

16/08/2017 - Os MAV na Lunda-Norte preparados para o acto de votação

15/08/2017 - Polícia Nacional no Zaire preparada para garantir Eleições seguras

08/08/2017 - Polícia Nacional no Cuanza Sul garante Eleições seguras

última
Última Edifício da CPE da Cabinda inaugurado pelo presidente da CNE  
Os MAV na Lunda-Norte preparados para o acto de votação
 
Polícia Nacional no Zaire preparada para garantir Eleições seguras
 
 
actualidade
Última Missão de observação da CPLP recebida por Silva Neto  
Silva Neto Recebeu Joaquim Chissano um dos observadores internacionais
Chefe da missão de observação da União Africana recebido pelo presidente Silva Neto
 

agenda

visitas

actividades

 
aestórias

Estórias

CNE - Comissão Nacional Eleitoral - Todos os Direitos Reservados - Design: CNE ©2007