Logotipo
   
          home contactos
links
apresentação mandato composição presidente estrutura regulamento directivas
procurar
 

CNE garante diálogo permanente com as Igrejas neste processo eleitoral

20/06/2017

A Comissão Nacional Eleitoral, realizou nesta terça-feira um encontro informativo com líderes religiosos com objectivo de estreitar e fortalecer os canais de diálogo existentes, que considera plenamente funcionais.

Neste encontro a CNE, discutiu abertamente as diferentes possibilidades de interajuda e solicitou uma vez mais, o apoio das entidades religiosas, que têm um papel fundamental na ajuda para a implementação da campanha de educação cívica eleitoral para as eleições gerais de 2017.

Neste momento a CNE, está engajada na preparação de todas as condições materiais e técnicas para a realização de um processo eleitoral, livre, justo e transparente, que sirva para a consolidação da paz e da democracia multipartidária.

Como as igrejas no nosso país, jogam um papel insubstituível na pacificação dos espíritos, na aceitação das diferenças e sobretudo na construção de uma sociedade harmoniosa e de concórdia, propósitos e ideais que também movem a CNE.

O Pastor Pedro Andrade da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), no final do encontro mostrou-se de boa impressão do mesmo, porque a que a CNE reconheceu o potencial da igreja que de forma muito célere influencia positivamente os fiéisa passar mensagens de participação, mostrando-se disponível a partilhar neste processo o dialogo com os seus fieis.

O Pastor Aníbal Fernando Daniel, daMissão Evangélica Pentecostal de Angola (MEPA), apelou a CNE, a manter um diálogo permanente com todos actores deste processo, para que no final todos possam sair vitoriosos e os vencedores, vençam de forma justa, os que perderem respeitem os resultados e evitem evocar situações que possam manchar a Comissão Nacional Eleitora e todos os seus parceiros.

O Secretário Executivo Profética Vencedora no Mundo, Filipe de Oliveira, afirmou que a sua igreja vai retransmitir aos seus fiéis, a mensagem da CNE, em transformar as Eleições Gerais de 23 de Agosto numa festa e mostrou –se disponível em colaborar com a ComissãoNacional Eleitoral, na sua Campanha de Educação Cívica, de maneirasa que todos participem, que vivam a diferença, que escolham os futuros lideres de Angola e que cada um possa contribuir com o seu saber para o desenvolvimento do país.

E o Bispo da Igreja Toquista, Dom Afonso Nunes, apelou aos concorrentes as estas eleições, a resolverem os problemas que vierem a surgir durante o processo com base na Lei e no diálogo, para que de forma saudável se chegue a um entendimento e se busquem consensos, pois os discursos inflamados podem desanimar o eleitor que deve participar destas eleições.

O Presidente da Comissão Nacional Eleitoral, André da Silva Neto, assegurou que, apesar da tarefa complexa que a CNE tem, tudo está a fazer, para que as eleições de Agosto de 2017, correspondam com as expectativas e as aspirações mais sublimes dos angolanos.

O presidente Silva Neto evocou o Salmo 133 versículo 1 “OH! Quão bom é que os irmãos vivam em união” na sua intervenção referindo também o interesse primeiro da CNE na conclusão do processo num clima de harmonia dentro do espirito e da letra da constituição e da legislação em vigor.

Temos esperança de que os resultados sejam uma consequência directa da vontade dos eleitores, exercida em plena consciência, liberdade e transparência”.

 

 
 
21/08/2017 - Missão de observação da CPLP recebida por Silva Neto

21/08/2017 - Silva Neto Recebeu Joaquim Chissano um dos observadores internacionais

21/08/2017 - Chefe da missão de observação da União Africana recebido pelo presidente Silva Neto

20/08/2017 - Mandatário da lista do partido UNITA faz cancelar encontro com CNE

20/08/2017 - Plenário aprova directiva sobre procedimentos de apuramento provincial

18/08/2017 - Desvio de material sensível para as eleições no Bié não vai afectar votação dos eleitores

14/08/2017 - Edifício da CPE da Cabinda inaugurado pelo presidente da CNE

16/08/2017 - Os MAV na Lunda-Norte preparados para o acto de votação

15/08/2017 - Polícia Nacional no Zaire preparada para garantir Eleições seguras

08/08/2017 - Polícia Nacional no Cuanza Sul garante Eleições seguras

última
Última Edifício da CPE da Cabinda inaugurado pelo presidente da CNE  
Os MAV na Lunda-Norte preparados para o acto de votação
 
Polícia Nacional no Zaire preparada para garantir Eleições seguras
 
 
actualidade
Última Missão de observação da CPLP recebida por Silva Neto  
Silva Neto Recebeu Joaquim Chissano um dos observadores internacionais
Chefe da missão de observação da União Africana recebido pelo presidente Silva Neto
 

agenda

visitas

actividades

 
aestórias

Estórias

CNE - Comissão Nacional Eleitoral - Todos os Direitos Reservados - Design: CNE ©2007